DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
A catira é uma dança folclórica que resgata as raízes caipiras do povo mineiro e das regiões onde é dançada. Em Uberaba-MG a catira é praticada por muitas pessoas e existem grupos que se apresentam pela cidade. Com base nas características da catira, marque as alternativas corretas.
I – É praticada na sua maioria nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
II – É conhecida desde os tempos coloniais e teria sido introduzida a nossa cultura, através do padre José de Anchieta.
III – A catira ainda continua sendo praticada apenas por homens.
IV – As danças são realizadas em formato de roda.
V – Os violeiros tocam, cantam e fazem os palmeados, os catireiros sapateiam, palmeiam e cantam.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
A improvisação é uma técnica de dança utilizada nos processos de arte-educação, tanto pela Dança, quanto pela Educação Física, por ser capaz dê?
Trabalhar o virtuosismo e o enquadramento do balé.
Serve apenas para o teatro, a Dança e a Educação Física, não possuem conteúdo para lidar com esse tema.
Não possui utilidade nos processos educativos, pois não se assemelha as disciplinas racionais.
Permitir o espontaneísmo, o “deixar fazer”, muito utilizado nas escolas.
Contribuir na formação de um ser humano integral, mais sensível, criativo e consciente de si mesmo e de suas potencialidades.
O ritmo faz parte da nossa vida, da nossa natureza, por exemplo, os batimentos do nosso coração possuem um ritmo, seu movimento é ritmado. Pensando nessa relação do ritmo com o nosso existir, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ritmo fisiológico acontece nas nossas funções vitais, como nos batimentos, respiração, alimentação, dentre outros.
( ) O ritmo grupal se refere ao funcionamento do universo, as estações do ano, a noite e o dia, dentre outros.
( ) O ritmo interno e pessoal diz respeito as manifestações em grupo, a coordenação dos vários ritmos pessoais que compõe um grupo.
( ) Os ritmos humanos compõem o ritmo universal, o ritmo do universo. As ações do homem podem gerar equilíbrio ou desequilíbrio ao ritmo do universo.
( ) O ritmo interno diz respeito a nossa personalidade, a maneira como pensamos, falamos, e o ritmo pessoal é quando o ritmo interno se relaciona com outras pessoas, é a forma como nos relacionamos com os outros.
F V F V F
V V V F F
V F F V V
F F V F V
V V F F V
Pensando nas concepções de corpo apresentada, qual concepção podemos aferir a está afirmação? “Permite abordar o corpo dançante a partir da experiência dos bailarinos e dos coreógrafos. Refletir sobre o corpo dançante nos faz pensar sobre as relações que os bailarinos estabelecem com seu corpo, mas, também, no modo como eles vivem seu corpo”.
Corpo Social
Corpo Fenomenológico
Corpo Moderno
Corpo Objeto
Corpo Dionisíaco
A CBG é a sigla usada para denominar a Confederação Brasileira de Ginástica. Com base nas informações sobre a CBG disponibilizadas no capítulo 8, marque a resposta que apresentam as alternativas corretas.
I – A CBG possui 40 anos de existência.
II – A CBG teve sua autonomia conquistada pelo empenho de inúmeros brasileiros apaixonados pela Ginástica, como ginastas, árbitros, dirigentes e técnicos.
III – A CBG nasceu em 25 de novembro do ano de 1978, tendo como primeiro presidente o Dr. Siegfried Fischer.
IV – A atual presidente da CBG é a Luciene Resende.
V – A CBG tem como missão “Administrar, fomentar e expandir a prática da ginástica em todo o território nacional, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e da ginástica brasileira ao nível de excelência esportiva mundial”.
As alternativas I, III e V, estão corretas.
As alternativas, III, IV e V, estão corretas.
As alternativas II, III e IV, estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
As alternativas III e IV estão corretas.
As danças folclóricas brasileiras são oriundas do entrelaçamento da cultura de diversos povos, como por exemplo, os índios nativos, os negros e os europeus. Pensando nas influências destes povos na construção de nossa cultura e consequentemente nossas danças, qual povo influenciou diretamente as danças populares em relação aos estados do Brasil. Marque as alternativas que apresentam as afirmativas corretas.
I- As danças da região Norte sofreram influências dos índios (cultura ritualística) e dos negros (ritmo e som dos tambores).
II – As danças da região Nordeste sofreram influências do negro (ritmo dos tambores e outros elementos) e europeus (minueto).
III – As danças da região Centro-oeste sofreram influências dos povos nativos (flautas dos nativos) e europeus (religião cristã).
IV – As danças da região Sudeste sofreram influências dos povos negros, nativos e europeus.
V – As danças da região Sul são as mais sofreram influências dos povos europeus.
IV e V, estão corretas.
Todas estão corretas.
II, III, IV e V, estão corretas.
I, II e III, estão corretas.
I, III e V, estão corretas.
Segundo Garaudy (1980) o homem se firmou como membro de uma sociedade, por meio de suas danças e cantos, ou seja, pela forma como se expressa. Gregos, Egípcios, Romanos e Hindus empregam uma finalidade para a dança. Assinale a alternativa correta a que se refere a característica dos Hindus.
Era apreciada, junto com a ginástica, na formação do homem completo, o homem belo.
Danças ao culto da Deusa Shiva. O movimento dançado não separa o material do espiritual.
Não teve expressão artística significativa na sua sociedade.
Todas as alternativas estão corretas.
Dançavam nas festas religiosa e funerais. Cultuavam a deusa da dança Hathor.
Complete o texto com as palavras que estão faltando, marcando a opção que contemple a sequência correta das palavras.
“A ________ dos exercícios que a ginasta irá realizar em uma ________ é normalmente feita pela _________, é ela que irá ________ a ginasta e pontuar o que ela tem capacidade de fazer ou não, qual o grau de ___________ poderá atingir. Geralmente a treinadora se baliza pelo__________ vigente no período da competição, onde se observa as exigências do Código de pontuação, o __________e o_________ da ginasta. Assim a montagem das sequências coreográficas da GR é de responsabilidade da treinadora e a perfeita execução, de responsabilidade da ginasta.”
Seleção/ campeonato/ treinadora/ olhar/ comprometimento/ Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Seleção/ competição/ ginasta/ avaliar/ dificuldade/ Código de Pontuação/ nível técnico/ nível expressivo.
Escolha/ sequencia/ ginasta/ competir/ dificuldade/ Código de ética/ nível técnico/ faixa etária/.
Seleção/ competição/ treinadora/ avaliar/ dificuldade / Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Escolha/ competição/ treinadora/ avalair/ conquista/ treinamento/ escalão etário/ nível expressivo.
Em relação as danças folclóricas e o papel do professor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A inserção da dança nos currículos de Educação Física se faz relevante, uma vez que a área trata pedagogicamente da cultura corporal e a dança possibilita o estudo das manifestações da expressividade humana produzida e reproduzida conforme o contexto, as crenças, os valores e as características de cada grupo social.
( ) Nas aulas de Educação Física, seja no ambiente formal ou informal de ensino, a dança não deve ser apenas uma repetição de passos, uma cópia dos movimentos dos professores.
( ) O aluno não precisa ter conhecimento da história e características da dança folclórica que ele vai dançar. Como as danças são muito diversas e complexas, no ensino basta o professor ensinar os passos e criar a coreografia.
( ) O professor de Educação Física que vai trabalhar com a dança, por exemplo a dança folclórica brasileira, deve compartilhar o seu conhecimento dançando, dirigindo, coreografando, interagindo com os alunos, ou seja, fazendo dança.
( ) A atitude do professor precisa ser a de um pesquisador que está sempre atento aos conhecimentos do conteúdo e aos seus alunos, deve ser receptivo, flexível, investigador e criativo quanto aos acontecimentos e interações entre o conteúdo, o professor e seus alunos
V V V F V
V F V F V
F F V V F
V V F V V
F V F V F
A expressão corporal sempre esteve presente na vida o homem e a dança se ligou a este homem, uma vez que se utiliza do componente expressivo do movimento para possuir significado. Apesar de estar presente desde os primórdios da humanidade, começou a ser discutida com maior interesse na dança a partir do século XX. Qual dança promoveu essa abertura para o campo da expressão corporal?
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
A improvisação é uma técnica de dança utilizada nos processos de arte-educação, tanto pela Dança, quanto pela Educação Física, por ser capaz dê?
Trabalhar o virtuosismo e o enquadramento do balé.
Serve apenas para o teatro, a Dança e a Educação Física, não possuem conteúdo para lidar com esse tema.
Não possui utilidade nos processos educativos, pois não se assemelha as disciplinas racionais.
Permitir o espontaneísmo, o “deixar fazer”, muito utilizado nas escolas.
Contribuir na formação de um ser humano integral, mais sensível, criativo e consciente de si mesmo e de suas potencialidades.
O ritmo faz parte da nossa vida, da nossa natureza, por exemplo, os batimentos do nosso coração possuem um ritmo, seu movimento é ritmado. Pensando nessa relação do ritmo com o nosso existir, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ritmo fisiológico acontece nas nossas funções vitais, como nos batimentos, respiração, alimentação, dentre outros.
( ) O ritmo grupal se refere ao funcionamento do universo, as estações do ano, a noite e o dia, dentre outros.
( ) O ritmo interno e pessoal diz respeito as manifestações em grupo, a coordenação dos vários ritmos pessoais que compõe um grupo.
( ) Os ritmos humanos compõem o ritmo universal, o ritmo do universo. As ações do homem podem gerar equilíbrio ou desequilíbrio ao ritmo do universo.
( ) O ritmo interno diz respeito a nossa personalidade, a maneira como pensamos, falamos, e o ritmo pessoal é quando o ritmo interno se relaciona com outras pessoas, é a forma como nos relacionamos com os outros.
F V F V F
V V V F F
V F F V V
F F V F V
V V F F V
Pensando nas concepções de corpo apresentada, qual concepção podemos aferir a está afirmação? “Permite abordar o corpo dançante a partir da experiência dos bailarinos e dos coreógrafos. Refletir sobre o corpo dançante nos faz pensar sobre as relações que os bailarinos estabelecem com seu corpo, mas, também, no modo como eles vivem seu corpo”.
Corpo Social
Corpo Fenomenológico
Corpo Moderno
Corpo Objeto
Corpo Dionisíaco
A CBG é a sigla usada para denominar a Confederação Brasileira de Ginástica. Com base nas informações sobre a CBG disponibilizadas no capítulo 8, marque a resposta que apresentam as alternativas corretas.
I – A CBG possui 40 anos de existência.
II – A CBG teve sua autonomia conquistada pelo empenho de inúmeros brasileiros apaixonados pela Ginástica, como ginastas, árbitros, dirigentes e técnicos.
III – A CBG nasceu em 25 de novembro do ano de 1978, tendo como primeiro presidente o Dr. Siegfried Fischer.
IV – A atual presidente da CBG é a Luciene Resende.
V – A CBG tem como missão “Administrar, fomentar e expandir a prática da ginástica em todo o território nacional, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e da ginástica brasileira ao nível de excelência esportiva mundial”.
As alternativas I, III e V, estão corretas.
As alternativas, III, IV e V, estão corretas.
As alternativas II, III e IV, estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
As alternativas III e IV estão corretas.
As danças folclóricas brasileiras são oriundas do entrelaçamento da cultura de diversos povos, como por exemplo, os índios nativos, os negros e os europeus. Pensando nas influências destes povos na construção de nossa cultura e consequentemente nossas danças, qual povo influenciou diretamente as danças populares em relação aos estados do Brasil. Marque as alternativas que apresentam as afirmativas corretas.
I- As danças da região Norte sofreram influências dos índios (cultura ritualística) e dos negros (ritmo e som dos tambores).
II – As danças da região Nordeste sofreram influências do negro (ritmo dos tambores e outros elementos) e europeus (minueto).
III – As danças da região Centro-oeste sofreram influências dos povos nativos (flautas dos nativos) e europeus (religião cristã).
IV – As danças da região Sudeste sofreram influências dos povos negros, nativos e europeus.
V – As danças da região Sul são as mais sofreram influências dos povos europeus.
IV e V, estão corretas.
Todas estão corretas.
II, III, IV e V, estão corretas.
I, II e III, estão corretas.
I, III e V, estão corretas.
Segundo Garaudy (1980) o homem se firmou como membro de uma sociedade, por meio de suas danças e cantos, ou seja, pela forma como se expressa. Gregos, Egípcios, Romanos e Hindus empregam uma finalidade para a dança. Assinale a alternativa correta a que se refere a característica dos Hindus.
Era apreciada, junto com a ginástica, na formação do homem completo, o homem belo.
Danças ao culto da Deusa Shiva. O movimento dançado não separa o material do espiritual.
Não teve expressão artística significativa na sua sociedade.
Todas as alternativas estão corretas.
Dançavam nas festas religiosa e funerais. Cultuavam a deusa da dança Hathor.
Complete o texto com as palavras que estão faltando, marcando a opção que contemple a sequência correta das palavras.
“A ________ dos exercícios que a ginasta irá realizar em uma ________ é normalmente feita pela _________, é ela que irá ________ a ginasta e pontuar o que ela tem capacidade de fazer ou não, qual o grau de ___________ poderá atingir. Geralmente a treinadora se baliza pelo__________ vigente no período da competição, onde se observa as exigências do Código de pontuação, o __________e o_________ da ginasta. Assim a montagem das sequências coreográficas da GR é de responsabilidade da treinadora e a perfeita execução, de responsabilidade da ginasta.”
Seleção/ campeonato/ treinadora/ olhar/ comprometimento/ Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Seleção/ competição/ ginasta/ avaliar/ dificuldade/ Código de Pontuação/ nível técnico/ nível expressivo.
Escolha/ sequencia/ ginasta/ competir/ dificuldade/ Código de ética/ nível técnico/ faixa etária/.
Seleção/ competição/ treinadora/ avaliar/ dificuldade / Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Escolha/ competição/ treinadora/ avalair/ conquista/ treinamento/ escalão etário/ nível expressivo.
Em relação as danças folclóricas e o papel do professor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A inserção da dança nos currículos de Educação Física se faz relevante, uma vez que a área trata pedagogicamente da cultura corporal e a dança possibilita o estudo das manifestações da expressividade humana produzida e reproduzida conforme o contexto, as crenças, os valores e as características de cada grupo social.
( ) Nas aulas de Educação Física, seja no ambiente formal ou informal de ensino, a dança não deve ser apenas uma repetição de passos, uma cópia dos movimentos dos professores.
( ) O aluno não precisa ter conhecimento da história e características da dança folclórica que ele vai dançar. Como as danças são muito diversas e complexas, no ensino basta o professor ensinar os passos e criar a coreografia.
( ) O professor de Educação Física que vai trabalhar com a dança, por exemplo a dança folclórica brasileira, deve compartilhar o seu conhecimento dançando, dirigindo, coreografando, interagindo com os alunos, ou seja, fazendo dança.
( ) A atitude do professor precisa ser a de um pesquisador que está sempre atento aos conhecimentos do conteúdo e aos seus alunos, deve ser receptivo, flexível, investigador e criativo quanto aos acontecimentos e interações entre o conteúdo, o professor e seus alunos
V V V F V
V F V F V
F F V V F
V V F V V
F V F V F
A expressão corporal sempre esteve presente na vida o homem e a dança se ligou a este homem, uma vez que se utiliza do componente expressivo do movimento para possuir significado. Apesar de estar presente desde os primórdios da humanidade, começou a ser discutida com maior interesse na dança a partir do século XX. Qual dança promoveu essa abertura para o campo da expressão corporal?
Trabalhar o virtuosismo e o enquadramento do balé.
Serve apenas para o teatro, a Dança e a Educação Física, não possuem conteúdo para lidar com esse tema.
Não possui utilidade nos processos educativos, pois não se assemelha as disciplinas racionais.
Permitir o espontaneísmo, o “deixar fazer”, muito utilizado nas escolas.
Contribuir na formação de um ser humano integral, mais sensível, criativo e consciente de si mesmo e de suas potencialidades.
O ritmo faz parte da nossa vida, da nossa natureza, por exemplo, os batimentos do nosso coração possuem um ritmo, seu movimento é ritmado. Pensando nessa relação do ritmo com o nosso existir, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ritmo fisiológico acontece nas nossas funções vitais, como nos batimentos, respiração, alimentação, dentre outros.
( ) O ritmo grupal se refere ao funcionamento do universo, as estações do ano, a noite e o dia, dentre outros.
( ) O ritmo interno e pessoal diz respeito as manifestações em grupo, a coordenação dos vários ritmos pessoais que compõe um grupo.
( ) Os ritmos humanos compõem o ritmo universal, o ritmo do universo. As ações do homem podem gerar equilíbrio ou desequilíbrio ao ritmo do universo.
( ) O ritmo interno diz respeito a nossa personalidade, a maneira como pensamos, falamos, e o ritmo pessoal é quando o ritmo interno se relaciona com outras pessoas, é a forma como nos relacionamos com os outros.
F V F V F
V V V F F
V F F V V
F F V F V
V V F F V
Pensando nas concepções de corpo apresentada, qual concepção podemos aferir a está afirmação? “Permite abordar o corpo dançante a partir da experiência dos bailarinos e dos coreógrafos. Refletir sobre o corpo dançante nos faz pensar sobre as relações que os bailarinos estabelecem com seu corpo, mas, também, no modo como eles vivem seu corpo”.
Corpo Social
Corpo Fenomenológico
Corpo Moderno
Corpo Objeto
Corpo Dionisíaco
A CBG é a sigla usada para denominar a Confederação Brasileira de Ginástica. Com base nas informações sobre a CBG disponibilizadas no capítulo 8, marque a resposta que apresentam as alternativas corretas.
I – A CBG possui 40 anos de existência.
II – A CBG teve sua autonomia conquistada pelo empenho de inúmeros brasileiros apaixonados pela Ginástica, como ginastas, árbitros, dirigentes e técnicos.
III – A CBG nasceu em 25 de novembro do ano de 1978, tendo como primeiro presidente o Dr. Siegfried Fischer.
IV – A atual presidente da CBG é a Luciene Resende.
V – A CBG tem como missão “Administrar, fomentar e expandir a prática da ginástica em todo o território nacional, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e da ginástica brasileira ao nível de excelência esportiva mundial”.
As alternativas I, III e V, estão corretas.
As alternativas, III, IV e V, estão corretas.
As alternativas II, III e IV, estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
As alternativas III e IV estão corretas.
As danças folclóricas brasileiras são oriundas do entrelaçamento da cultura de diversos povos, como por exemplo, os índios nativos, os negros e os europeus. Pensando nas influências destes povos na construção de nossa cultura e consequentemente nossas danças, qual povo influenciou diretamente as danças populares em relação aos estados do Brasil. Marque as alternativas que apresentam as afirmativas corretas.
I- As danças da região Norte sofreram influências dos índios (cultura ritualística) e dos negros (ritmo e som dos tambores).
II – As danças da região Nordeste sofreram influências do negro (ritmo dos tambores e outros elementos) e europeus (minueto).
III – As danças da região Centro-oeste sofreram influências dos povos nativos (flautas dos nativos) e europeus (religião cristã).
IV – As danças da região Sudeste sofreram influências dos povos negros, nativos e europeus.
V – As danças da região Sul são as mais sofreram influências dos povos europeus.
IV e V, estão corretas.
Todas estão corretas.
II, III, IV e V, estão corretas.
I, II e III, estão corretas.
I, III e V, estão corretas.
Segundo Garaudy (1980) o homem se firmou como membro de uma sociedade, por meio de suas danças e cantos, ou seja, pela forma como se expressa. Gregos, Egípcios, Romanos e Hindus empregam uma finalidade para a dança. Assinale a alternativa correta a que se refere a característica dos Hindus.
Era apreciada, junto com a ginástica, na formação do homem completo, o homem belo.
Danças ao culto da Deusa Shiva. O movimento dançado não separa o material do espiritual.
Não teve expressão artística significativa na sua sociedade.
Todas as alternativas estão corretas.
Dançavam nas festas religiosa e funerais. Cultuavam a deusa da dança Hathor.
Complete o texto com as palavras que estão faltando, marcando a opção que contemple a sequência correta das palavras.
“A ________ dos exercícios que a ginasta irá realizar em uma ________ é normalmente feita pela _________, é ela que irá ________ a ginasta e pontuar o que ela tem capacidade de fazer ou não, qual o grau de ___________ poderá atingir. Geralmente a treinadora se baliza pelo__________ vigente no período da competição, onde se observa as exigências do Código de pontuação, o __________e o_________ da ginasta. Assim a montagem das sequências coreográficas da GR é de responsabilidade da treinadora e a perfeita execução, de responsabilidade da ginasta.”
Seleção/ campeonato/ treinadora/ olhar/ comprometimento/ Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Seleção/ competição/ ginasta/ avaliar/ dificuldade/ Código de Pontuação/ nível técnico/ nível expressivo.
Escolha/ sequencia/ ginasta/ competir/ dificuldade/ Código de ética/ nível técnico/ faixa etária/.
Seleção/ competição/ treinadora/ avaliar/ dificuldade / Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Escolha/ competição/ treinadora/ avalair/ conquista/ treinamento/ escalão etário/ nível expressivo.
Em relação as danças folclóricas e o papel do professor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A inserção da dança nos currículos de Educação Física se faz relevante, uma vez que a área trata pedagogicamente da cultura corporal e a dança possibilita o estudo das manifestações da expressividade humana produzida e reproduzida conforme o contexto, as crenças, os valores e as características de cada grupo social.
( ) Nas aulas de Educação Física, seja no ambiente formal ou informal de ensino, a dança não deve ser apenas uma repetição de passos, uma cópia dos movimentos dos professores.
( ) O aluno não precisa ter conhecimento da história e características da dança folclórica que ele vai dançar. Como as danças são muito diversas e complexas, no ensino basta o professor ensinar os passos e criar a coreografia.
( ) O professor de Educação Física que vai trabalhar com a dança, por exemplo a dança folclórica brasileira, deve compartilhar o seu conhecimento dançando, dirigindo, coreografando, interagindo com os alunos, ou seja, fazendo dança.
( ) A atitude do professor precisa ser a de um pesquisador que está sempre atento aos conhecimentos do conteúdo e aos seus alunos, deve ser receptivo, flexível, investigador e criativo quanto aos acontecimentos e interações entre o conteúdo, o professor e seus alunos
V V V F V
V F V F V
F F V V F
V V F V V
F V F V F
A expressão corporal sempre esteve presente na vida o homem e a dança se ligou a este homem, uma vez que se utiliza do componente expressivo do movimento para possuir significado. Apesar de estar presente desde os primórdios da humanidade, começou a ser discutida com maior interesse na dança a partir do século XX. Qual dança promoveu essa abertura para o campo da expressão corporal?
F V F V F
V V V F F
V F F V V
F F V F V
V V F F V
Pensando nas concepções de corpo apresentada, qual concepção podemos aferir a está afirmação? “Permite abordar o corpo dançante a partir da experiência dos bailarinos e dos coreógrafos. Refletir sobre o corpo dançante nos faz pensar sobre as relações que os bailarinos estabelecem com seu corpo, mas, também, no modo como eles vivem seu corpo”.
Corpo Social
Corpo Fenomenológico
Corpo Moderno
Corpo Objeto
Corpo Dionisíaco
A CBG é a sigla usada para denominar a Confederação Brasileira de Ginástica. Com base nas informações sobre a CBG disponibilizadas no capítulo 8, marque a resposta que apresentam as alternativas corretas.
I – A CBG possui 40 anos de existência.
II – A CBG teve sua autonomia conquistada pelo empenho de inúmeros brasileiros apaixonados pela Ginástica, como ginastas, árbitros, dirigentes e técnicos.
III – A CBG nasceu em 25 de novembro do ano de 1978, tendo como primeiro presidente o Dr. Siegfried Fischer.
IV – A atual presidente da CBG é a Luciene Resende.
V – A CBG tem como missão “Administrar, fomentar e expandir a prática da ginástica em todo o território nacional, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e da ginástica brasileira ao nível de excelência esportiva mundial”.
As alternativas I, III e V, estão corretas.
As alternativas, III, IV e V, estão corretas.
As alternativas II, III e IV, estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
As alternativas III e IV estão corretas.
As danças folclóricas brasileiras são oriundas do entrelaçamento da cultura de diversos povos, como por exemplo, os índios nativos, os negros e os europeus. Pensando nas influências destes povos na construção de nossa cultura e consequentemente nossas danças, qual povo influenciou diretamente as danças populares em relação aos estados do Brasil. Marque as alternativas que apresentam as afirmativas corretas.
I- As danças da região Norte sofreram influências dos índios (cultura ritualística) e dos negros (ritmo e som dos tambores).
II – As danças da região Nordeste sofreram influências do negro (ritmo dos tambores e outros elementos) e europeus (minueto).
III – As danças da região Centro-oeste sofreram influências dos povos nativos (flautas dos nativos) e europeus (religião cristã).
IV – As danças da região Sudeste sofreram influências dos povos negros, nativos e europeus.
V – As danças da região Sul são as mais sofreram influências dos povos europeus.
IV e V, estão corretas.
Todas estão corretas.
II, III, IV e V, estão corretas.
I, II e III, estão corretas.
I, III e V, estão corretas.
Segundo Garaudy (1980) o homem se firmou como membro de uma sociedade, por meio de suas danças e cantos, ou seja, pela forma como se expressa. Gregos, Egípcios, Romanos e Hindus empregam uma finalidade para a dança. Assinale a alternativa correta a que se refere a característica dos Hindus.
Era apreciada, junto com a ginástica, na formação do homem completo, o homem belo.
Danças ao culto da Deusa Shiva. O movimento dançado não separa o material do espiritual.
Não teve expressão artística significativa na sua sociedade.
Todas as alternativas estão corretas.
Dançavam nas festas religiosa e funerais. Cultuavam a deusa da dança Hathor.
Complete o texto com as palavras que estão faltando, marcando a opção que contemple a sequência correta das palavras.
“A ________ dos exercícios que a ginasta irá realizar em uma ________ é normalmente feita pela _________, é ela que irá ________ a ginasta e pontuar o que ela tem capacidade de fazer ou não, qual o grau de ___________ poderá atingir. Geralmente a treinadora se baliza pelo__________ vigente no período da competição, onde se observa as exigências do Código de pontuação, o __________e o_________ da ginasta. Assim a montagem das sequências coreográficas da GR é de responsabilidade da treinadora e a perfeita execução, de responsabilidade da ginasta.”
Seleção/ campeonato/ treinadora/ olhar/ comprometimento/ Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Seleção/ competição/ ginasta/ avaliar/ dificuldade/ Código de Pontuação/ nível técnico/ nível expressivo.
Escolha/ sequencia/ ginasta/ competir/ dificuldade/ Código de ética/ nível técnico/ faixa etária/.
Seleção/ competição/ treinadora/ avaliar/ dificuldade / Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Escolha/ competição/ treinadora/ avalair/ conquista/ treinamento/ escalão etário/ nível expressivo.
Em relação as danças folclóricas e o papel do professor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A inserção da dança nos currículos de Educação Física se faz relevante, uma vez que a área trata pedagogicamente da cultura corporal e a dança possibilita o estudo das manifestações da expressividade humana produzida e reproduzida conforme o contexto, as crenças, os valores e as características de cada grupo social.
( ) Nas aulas de Educação Física, seja no ambiente formal ou informal de ensino, a dança não deve ser apenas uma repetição de passos, uma cópia dos movimentos dos professores.
( ) O aluno não precisa ter conhecimento da história e características da dança folclórica que ele vai dançar. Como as danças são muito diversas e complexas, no ensino basta o professor ensinar os passos e criar a coreografia.
( ) O professor de Educação Física que vai trabalhar com a dança, por exemplo a dança folclórica brasileira, deve compartilhar o seu conhecimento dançando, dirigindo, coreografando, interagindo com os alunos, ou seja, fazendo dança.
( ) A atitude do professor precisa ser a de um pesquisador que está sempre atento aos conhecimentos do conteúdo e aos seus alunos, deve ser receptivo, flexível, investigador e criativo quanto aos acontecimentos e interações entre o conteúdo, o professor e seus alunos
V V V F V
V F V F V
F F V V F
V V F V V
F V F V F
A expressão corporal sempre esteve presente na vida o homem e a dança se ligou a este homem, uma vez que se utiliza do componente expressivo do movimento para possuir significado. Apesar de estar presente desde os primórdios da humanidade, começou a ser discutida com maior interesse na dança a partir do século XX. Qual dança promoveu essa abertura para o campo da expressão corporal?
Corpo Social
Corpo Fenomenológico
Corpo Moderno
Corpo Objeto
Corpo Dionisíaco
A CBG é a sigla usada para denominar a Confederação Brasileira de Ginástica. Com base nas informações sobre a CBG disponibilizadas no capítulo 8, marque a resposta que apresentam as alternativas corretas.
I – A CBG possui 40 anos de existência.
II – A CBG teve sua autonomia conquistada pelo empenho de inúmeros brasileiros apaixonados pela Ginástica, como ginastas, árbitros, dirigentes e técnicos.
III – A CBG nasceu em 25 de novembro do ano de 1978, tendo como primeiro presidente o Dr. Siegfried Fischer.
IV – A atual presidente da CBG é a Luciene Resende.
V – A CBG tem como missão “Administrar, fomentar e expandir a prática da ginástica em todo o território nacional, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e da ginástica brasileira ao nível de excelência esportiva mundial”.
As alternativas I, III e V, estão corretas.
As alternativas, III, IV e V, estão corretas.
As alternativas II, III e IV, estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
As alternativas III e IV estão corretas.
As danças folclóricas brasileiras são oriundas do entrelaçamento da cultura de diversos povos, como por exemplo, os índios nativos, os negros e os europeus. Pensando nas influências destes povos na construção de nossa cultura e consequentemente nossas danças, qual povo influenciou diretamente as danças populares em relação aos estados do Brasil. Marque as alternativas que apresentam as afirmativas corretas.
I- As danças da região Norte sofreram influências dos índios (cultura ritualística) e dos negros (ritmo e som dos tambores).
II – As danças da região Nordeste sofreram influências do negro (ritmo dos tambores e outros elementos) e europeus (minueto).
III – As danças da região Centro-oeste sofreram influências dos povos nativos (flautas dos nativos) e europeus (religião cristã).
IV – As danças da região Sudeste sofreram influências dos povos negros, nativos e europeus.
V – As danças da região Sul são as mais sofreram influências dos povos europeus.
IV e V, estão corretas.
Todas estão corretas.
II, III, IV e V, estão corretas.
I, II e III, estão corretas.
I, III e V, estão corretas.
Segundo Garaudy (1980) o homem se firmou como membro de uma sociedade, por meio de suas danças e cantos, ou seja, pela forma como se expressa. Gregos, Egípcios, Romanos e Hindus empregam uma finalidade para a dança. Assinale a alternativa correta a que se refere a característica dos Hindus.
Era apreciada, junto com a ginástica, na formação do homem completo, o homem belo.
Danças ao culto da Deusa Shiva. O movimento dançado não separa o material do espiritual.
Não teve expressão artística significativa na sua sociedade.
Todas as alternativas estão corretas.
Dançavam nas festas religiosa e funerais. Cultuavam a deusa da dança Hathor.
Complete o texto com as palavras que estão faltando, marcando a opção que contemple a sequência correta das palavras.
“A ________ dos exercícios que a ginasta irá realizar em uma ________ é normalmente feita pela _________, é ela que irá ________ a ginasta e pontuar o que ela tem capacidade de fazer ou não, qual o grau de ___________ poderá atingir. Geralmente a treinadora se baliza pelo__________ vigente no período da competição, onde se observa as exigências do Código de pontuação, o __________e o_________ da ginasta. Assim a montagem das sequências coreográficas da GR é de responsabilidade da treinadora e a perfeita execução, de responsabilidade da ginasta.”
Seleção/ campeonato/ treinadora/ olhar/ comprometimento/ Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Seleção/ competição/ ginasta/ avaliar/ dificuldade/ Código de Pontuação/ nível técnico/ nível expressivo.
Escolha/ sequencia/ ginasta/ competir/ dificuldade/ Código de ética/ nível técnico/ faixa etária/.
Seleção/ competição/ treinadora/ avaliar/ dificuldade / Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Escolha/ competição/ treinadora/ avalair/ conquista/ treinamento/ escalão etário/ nível expressivo.
Em relação as danças folclóricas e o papel do professor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A inserção da dança nos currículos de Educação Física se faz relevante, uma vez que a área trata pedagogicamente da cultura corporal e a dança possibilita o estudo das manifestações da expressividade humana produzida e reproduzida conforme o contexto, as crenças, os valores e as características de cada grupo social.
( ) Nas aulas de Educação Física, seja no ambiente formal ou informal de ensino, a dança não deve ser apenas uma repetição de passos, uma cópia dos movimentos dos professores.
( ) O aluno não precisa ter conhecimento da história e características da dança folclórica que ele vai dançar. Como as danças são muito diversas e complexas, no ensino basta o professor ensinar os passos e criar a coreografia.
( ) O professor de Educação Física que vai trabalhar com a dança, por exemplo a dança folclórica brasileira, deve compartilhar o seu conhecimento dançando, dirigindo, coreografando, interagindo com os alunos, ou seja, fazendo dança.
( ) A atitude do professor precisa ser a de um pesquisador que está sempre atento aos conhecimentos do conteúdo e aos seus alunos, deve ser receptivo, flexível, investigador e criativo quanto aos acontecimentos e interações entre o conteúdo, o professor e seus alunos
V V V F V
V F V F V
F F V V F
V V F V V
F V F V F
A expressão corporal sempre esteve presente na vida o homem e a dança se ligou a este homem, uma vez que se utiliza do componente expressivo do movimento para possuir significado. Apesar de estar presente desde os primórdios da humanidade, começou a ser discutida com maior interesse na dança a partir do século XX. Qual dança promoveu essa abertura para o campo da expressão corporal?
As alternativas I, III e V, estão corretas.
As alternativas, III, IV e V, estão corretas.
As alternativas II, III e IV, estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
As alternativas III e IV estão corretas.
As danças folclóricas brasileiras são oriundas do entrelaçamento da cultura de diversos povos, como por exemplo, os índios nativos, os negros e os europeus. Pensando nas influências destes povos na construção de nossa cultura e consequentemente nossas danças, qual povo influenciou diretamente as danças populares em relação aos estados do Brasil. Marque as alternativas que apresentam as afirmativas corretas.
I- As danças da região Norte sofreram influências dos índios (cultura ritualística) e dos negros (ritmo e som dos tambores).
II – As danças da região Nordeste sofreram influências do negro (ritmo dos tambores e outros elementos) e europeus (minueto).
III – As danças da região Centro-oeste sofreram influências dos povos nativos (flautas dos nativos) e europeus (religião cristã).
IV – As danças da região Sudeste sofreram influências dos povos negros, nativos e europeus.
V – As danças da região Sul são as mais sofreram influências dos povos europeus.
IV e V, estão corretas.
Todas estão corretas.
II, III, IV e V, estão corretas.
I, II e III, estão corretas.
I, III e V, estão corretas.
Segundo Garaudy (1980) o homem se firmou como membro de uma sociedade, por meio de suas danças e cantos, ou seja, pela forma como se expressa. Gregos, Egípcios, Romanos e Hindus empregam uma finalidade para a dança. Assinale a alternativa correta a que se refere a característica dos Hindus.
Era apreciada, junto com a ginástica, na formação do homem completo, o homem belo.
Danças ao culto da Deusa Shiva. O movimento dançado não separa o material do espiritual.
Não teve expressão artística significativa na sua sociedade.
Todas as alternativas estão corretas.
Dançavam nas festas religiosa e funerais. Cultuavam a deusa da dança Hathor.
Complete o texto com as palavras que estão faltando, marcando a opção que contemple a sequência correta das palavras.
“A ________ dos exercícios que a ginasta irá realizar em uma ________ é normalmente feita pela _________, é ela que irá ________ a ginasta e pontuar o que ela tem capacidade de fazer ou não, qual o grau de ___________ poderá atingir. Geralmente a treinadora se baliza pelo__________ vigente no período da competição, onde se observa as exigências do Código de pontuação, o __________e o_________ da ginasta. Assim a montagem das sequências coreográficas da GR é de responsabilidade da treinadora e a perfeita execução, de responsabilidade da ginasta.”
Seleção/ campeonato/ treinadora/ olhar/ comprometimento/ Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Seleção/ competição/ ginasta/ avaliar/ dificuldade/ Código de Pontuação/ nível técnico/ nível expressivo.
Escolha/ sequencia/ ginasta/ competir/ dificuldade/ Código de ética/ nível técnico/ faixa etária/.
Seleção/ competição/ treinadora/ avaliar/ dificuldade / Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Escolha/ competição/ treinadora/ avalair/ conquista/ treinamento/ escalão etário/ nível expressivo.
Em relação as danças folclóricas e o papel do professor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A inserção da dança nos currículos de Educação Física se faz relevante, uma vez que a área trata pedagogicamente da cultura corporal e a dança possibilita o estudo das manifestações da expressividade humana produzida e reproduzida conforme o contexto, as crenças, os valores e as características de cada grupo social.
( ) Nas aulas de Educação Física, seja no ambiente formal ou informal de ensino, a dança não deve ser apenas uma repetição de passos, uma cópia dos movimentos dos professores.
( ) O aluno não precisa ter conhecimento da história e características da dança folclórica que ele vai dançar. Como as danças são muito diversas e complexas, no ensino basta o professor ensinar os passos e criar a coreografia.
( ) O professor de Educação Física que vai trabalhar com a dança, por exemplo a dança folclórica brasileira, deve compartilhar o seu conhecimento dançando, dirigindo, coreografando, interagindo com os alunos, ou seja, fazendo dança.
( ) A atitude do professor precisa ser a de um pesquisador que está sempre atento aos conhecimentos do conteúdo e aos seus alunos, deve ser receptivo, flexível, investigador e criativo quanto aos acontecimentos e interações entre o conteúdo, o professor e seus alunos
V V V F V
V F V F V
F F V V F
V V F V V
F V F V F
A expressão corporal sempre esteve presente na vida o homem e a dança se ligou a este homem, uma vez que se utiliza do componente expressivo do movimento para possuir significado. Apesar de estar presente desde os primórdios da humanidade, começou a ser discutida com maior interesse na dança a partir do século XX. Qual dança promoveu essa abertura para o campo da expressão corporal?
IV e V, estão corretas.
Todas estão corretas.
II, III, IV e V, estão corretas.
I, II e III, estão corretas.
I, III e V, estão corretas.
Segundo Garaudy (1980) o homem se firmou como membro de uma sociedade, por meio de suas danças e cantos, ou seja, pela forma como se expressa. Gregos, Egípcios, Romanos e Hindus empregam uma finalidade para a dança. Assinale a alternativa correta a que se refere a característica dos Hindus.
Era apreciada, junto com a ginástica, na formação do homem completo, o homem belo.
Danças ao culto da Deusa Shiva. O movimento dançado não separa o material do espiritual.
Não teve expressão artística significativa na sua sociedade.
Todas as alternativas estão corretas.
Dançavam nas festas religiosa e funerais. Cultuavam a deusa da dança Hathor.
Complete o texto com as palavras que estão faltando, marcando a opção que contemple a sequência correta das palavras.
“A ________ dos exercícios que a ginasta irá realizar em uma ________ é normalmente feita pela _________, é ela que irá ________ a ginasta e pontuar o que ela tem capacidade de fazer ou não, qual o grau de ___________ poderá atingir. Geralmente a treinadora se baliza pelo__________ vigente no período da competição, onde se observa as exigências do Código de pontuação, o __________e o_________ da ginasta. Assim a montagem das sequências coreográficas da GR é de responsabilidade da treinadora e a perfeita execução, de responsabilidade da ginasta.”
Seleção/ campeonato/ treinadora/ olhar/ comprometimento/ Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Seleção/ competição/ ginasta/ avaliar/ dificuldade/ Código de Pontuação/ nível técnico/ nível expressivo.
Escolha/ sequencia/ ginasta/ competir/ dificuldade/ Código de ética/ nível técnico/ faixa etária/.
Seleção/ competição/ treinadora/ avaliar/ dificuldade / Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Escolha/ competição/ treinadora/ avalair/ conquista/ treinamento/ escalão etário/ nível expressivo.
Em relação as danças folclóricas e o papel do professor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A inserção da dança nos currículos de Educação Física se faz relevante, uma vez que a área trata pedagogicamente da cultura corporal e a dança possibilita o estudo das manifestações da expressividade humana produzida e reproduzida conforme o contexto, as crenças, os valores e as características de cada grupo social.
( ) Nas aulas de Educação Física, seja no ambiente formal ou informal de ensino, a dança não deve ser apenas uma repetição de passos, uma cópia dos movimentos dos professores.
( ) O aluno não precisa ter conhecimento da história e características da dança folclórica que ele vai dançar. Como as danças são muito diversas e complexas, no ensino basta o professor ensinar os passos e criar a coreografia.
( ) O professor de Educação Física que vai trabalhar com a dança, por exemplo a dança folclórica brasileira, deve compartilhar o seu conhecimento dançando, dirigindo, coreografando, interagindo com os alunos, ou seja, fazendo dança.
( ) A atitude do professor precisa ser a de um pesquisador que está sempre atento aos conhecimentos do conteúdo e aos seus alunos, deve ser receptivo, flexível, investigador e criativo quanto aos acontecimentos e interações entre o conteúdo, o professor e seus alunos
V V V F V
V F V F V
F F V V F
V V F V V
F V F V F
A expressão corporal sempre esteve presente na vida o homem e a dança se ligou a este homem, uma vez que se utiliza do componente expressivo do movimento para possuir significado. Apesar de estar presente desde os primórdios da humanidade, começou a ser discutida com maior interesse na dança a partir do século XX. Qual dança promoveu essa abertura para o campo da expressão corporal?
Era apreciada, junto com a ginástica, na formação do homem completo, o homem belo.
Danças ao culto da Deusa Shiva. O movimento dançado não separa o material do espiritual.
Não teve expressão artística significativa na sua sociedade.
Todas as alternativas estão corretas.
Dançavam nas festas religiosa e funerais. Cultuavam a deusa da dança Hathor.
Complete o texto com as palavras que estão faltando, marcando a opção que contemple a sequência correta das palavras.
“A ________ dos exercícios que a ginasta irá realizar em uma ________ é normalmente feita pela _________, é ela que irá ________ a ginasta e pontuar o que ela tem capacidade de fazer ou não, qual o grau de ___________ poderá atingir. Geralmente a treinadora se baliza pelo__________ vigente no período da competição, onde se observa as exigências do Código de pontuação, o __________e o_________ da ginasta. Assim a montagem das sequências coreográficas da GR é de responsabilidade da treinadora e a perfeita execução, de responsabilidade da ginasta.”
Seleção/ campeonato/ treinadora/ olhar/ comprometimento/ Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Seleção/ competição/ ginasta/ avaliar/ dificuldade/ Código de Pontuação/ nível técnico/ nível expressivo.
Escolha/ sequencia/ ginasta/ competir/ dificuldade/ Código de ética/ nível técnico/ faixa etária/.
Seleção/ competição/ treinadora/ avaliar/ dificuldade / Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Escolha/ competição/ treinadora/ avalair/ conquista/ treinamento/ escalão etário/ nível expressivo.
Em relação as danças folclóricas e o papel do professor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A inserção da dança nos currículos de Educação Física se faz relevante, uma vez que a área trata pedagogicamente da cultura corporal e a dança possibilita o estudo das manifestações da expressividade humana produzida e reproduzida conforme o contexto, as crenças, os valores e as características de cada grupo social.
( ) Nas aulas de Educação Física, seja no ambiente formal ou informal de ensino, a dança não deve ser apenas uma repetição de passos, uma cópia dos movimentos dos professores.
( ) O aluno não precisa ter conhecimento da história e características da dança folclórica que ele vai dançar. Como as danças são muito diversas e complexas, no ensino basta o professor ensinar os passos e criar a coreografia.
( ) O professor de Educação Física que vai trabalhar com a dança, por exemplo a dança folclórica brasileira, deve compartilhar o seu conhecimento dançando, dirigindo, coreografando, interagindo com os alunos, ou seja, fazendo dança.
( ) A atitude do professor precisa ser a de um pesquisador que está sempre atento aos conhecimentos do conteúdo e aos seus alunos, deve ser receptivo, flexível, investigador e criativo quanto aos acontecimentos e interações entre o conteúdo, o professor e seus alunos
V V V F V
V F V F V
F F V V F
V V F V V
F V F V F
A expressão corporal sempre esteve presente na vida o homem e a dança se ligou a este homem, uma vez que se utiliza do componente expressivo do movimento para possuir significado. Apesar de estar presente desde os primórdios da humanidade, começou a ser discutida com maior interesse na dança a partir do século XX. Qual dança promoveu essa abertura para o campo da expressão corporal?
Seleção/ campeonato/ treinadora/ olhar/ comprometimento/ Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Seleção/ competição/ ginasta/ avaliar/ dificuldade/ Código de Pontuação/ nível técnico/ nível expressivo.
Escolha/ sequencia/ ginasta/ competir/ dificuldade/ Código de ética/ nível técnico/ faixa etária/.
Seleção/ competição/ treinadora/ avaliar/ dificuldade / Código de Pontuação/ escalão etário/ nível técnico.
Escolha/ competição/ treinadora/ avalair/ conquista/ treinamento/ escalão etário/ nível expressivo.
Em relação as danças folclóricas e o papel do professor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A inserção da dança nos currículos de Educação Física se faz relevante, uma vez que a área trata pedagogicamente da cultura corporal e a dança possibilita o estudo das manifestações da expressividade humana produzida e reproduzida conforme o contexto, as crenças, os valores e as características de cada grupo social.
( ) Nas aulas de Educação Física, seja no ambiente formal ou informal de ensino, a dança não deve ser apenas uma repetição de passos, uma cópia dos movimentos dos professores.
( ) O aluno não precisa ter conhecimento da história e características da dança folclórica que ele vai dançar. Como as danças são muito diversas e complexas, no ensino basta o professor ensinar os passos e criar a coreografia.
( ) O professor de Educação Física que vai trabalhar com a dança, por exemplo a dança folclórica brasileira, deve compartilhar o seu conhecimento dançando, dirigindo, coreografando, interagindo com os alunos, ou seja, fazendo dança.
( ) A atitude do professor precisa ser a de um pesquisador que está sempre atento aos conhecimentos do conteúdo e aos seus alunos, deve ser receptivo, flexível, investigador e criativo quanto aos acontecimentos e interações entre o conteúdo, o professor e seus alunos
V V V F V
V F V F V
F F V V F
V V F V V
F V F V F
A expressão corporal sempre esteve presente na vida o homem e a dança se ligou a este homem, uma vez que se utiliza do componente expressivo do movimento para possuir significado. Apesar de estar presente desde os primórdios da humanidade, começou a ser discutida com maior interesse na dança a partir do século XX. Qual dança promoveu essa abertura para o campo da expressão corporal?
V V V F V
V F V F V
F F V V F
V V F V V
F V F V F